5 atrações arquitetônicas de Istambul

5 atrações arquitetônicas de Istambul

Quando pensamos na Turquia, certamente, as primeiras imagens que surgem na cabeça estão relacionadas às especiarias, às cores, aos sabores e aos souvenires. Tem como negar o quão delicioso é o manjar turco ou o kebab? Por outro lado, as peças em seda e as joias da região são fabulosas. Nos arredores das cidades turcas essas são atrações imperdíveis, contudo, os encantos locais vão bem além, e na caminhada por Istambul – uma das maiores cidades do país -, a arquitetura é algo para conhecer com tempo, atentando para cada detalhe. Para um roteiro maravilhoso pelas ruas turcas o blog Travel & Trip recomenda os imperdíveis:

Palácio de Topkapi
O Palácio de Topkapi reflete poder, já que ao longo de 400 anos a construção serviu como pano de fundo para o Império Otomano. O gigante edifício abrigava uma infinidade de obras de arte, e nos dias atuais chama a atenção para a série de detalhes decorativos em suas paredes. Ao longo de sua visita, descubra as vestimentas, as armas e as joias que fizeram parte da história turca, bem como, confira as salas onde o sultão mantinha o seu harém.

Santa Sofia
Construída como uma igreja cristã a pedido do imperador Justiniano, a Basílica de Santa Sofia foi transformada em mesquita durante a dominação otomana. Em sua face arquitetônica, a Santa Sofia evidencia o traço bizantino, com diversos pilares de mármore, minaretes e mosaicos coloridos, além de colunas de granito de 20 metros de altura. A cúpula e as colunas da Basílica de Santa Sofia se transformaram em cartão-postal do país.

Mesquita Azul
Se a Basílica de Santa Sofia é famosa, a Mesquita Azul é o símbolo da Turquia. Originalmente batizada como Mesquita do Sultão Ahmet I, o lugar construído entre 1609 e 1616 conquista com uma arquitetura suntuosa em que brilham minaretes, vitrais e mosaicos azuis de Iznik. Se deseja visitar a Mesquita Azul, apesar de ser um ponto turístico, atente para as regras de vestimenta, pois algumas peças como shorts, regatas e saias são considerados ofensivos à religião.

Palácio Dolmabahce
Luxo de ponta a ponta. Essa é a melhor definição para o Palácio Dolmabahce que foi erguido a pedido do sultão Abdul Mecit e sem poupar esforço ou requinte. Por fora ele é uma potência arquitetônica, e por dentro, o Palácio surpreende a cada novo cômodo, a exemplo do Salão Cerimonial com capacidade para 2000 pessoas, banheiros com torneiras de prata maciça, lustres fabulosos, a Porta Imperial e a Escadaria de Cristal, feita à base de cristais Baccarat, mogno e bronze.

Grand Bazar
O mais antigo mercado coberto do mundo tinha que ser um lugar especial. E, de fato, o Grand Bazar é um destino para lá de inesquecível. São mais de três mil lojas espalhadas sob tetos ornados à moda turca, onde turistas do mundo inteiro aproveitam luminárias, lenços, roupas, artigos em ouro, especiarias e muito mais. O Grand Bazar possui um interior arquitetônico impecável, e 60 ruas cercadas de história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top